NATURA: O propósito de vida de Luiz Seabra

18 DE MAIO DE 2014 - SAÚDE

O visionário criador de uma das maiores empresas de cosméticos do país está convicto que sucesso é resultado da paixão pelo que se faz

“É em virtude do Uno [unidade] que todas as coisas são coisas”

Luiz não tinha ideia do que aquilo significava. Era apenas um garoto de 16 anos e não costumamos nos preocupar com muita coisa nessa idade. Mas algo, naquela frase, o cativou e, mesmo sem saber exatamente o que queria dizer, guardou as palavras na mente. "Na ocasião, eu não entendi a frase, mas ela me comoveu de tal forma e começou a me insinuar tantas coisas que eu descobri que, independente da nossa inteligência racional, nós temos também a inteligência do coração”.

Mais tarde, aquele menino que não entendia nada de cosméticos e que achava que beleza era preocupação só de mulher, acabou descobrindo que a enigmática frase do filósofo grego Plotino resumia, belamente, a missão que ele tinha pela frente.

"O que nos anima e o que particularmente nos entusiasma é o fato de que os valores que caracterizam a nossa cultura empresarial são absolutamente universais. E é por isso que acreditamos que tem um grande espaço no mundo para o desenvolvimento da Natura"

Essa passagem diz muito sobre quem é e no que acredita Luiz Seabra, fundador da Natura, empresa líder no mercado nacional de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal. Mas para chegar a esse patamar, a empresa seguiu uma trajetória de muitos desafios e se beneficiou de aspectos fortes da personalidade de seu fundador para criar uma integração diferenciada com os consumidores.

Luiz Seabra sempre considerou a intuição uma ferramenta forte de decisão. “O começo da nossa obra foi uma compilação de emoções, pensamentos, ideias e criações que mostravam que eu poderia criar uma linguagem que particularizasse por completo aqueles potinhos e creminhos que são, sim, iguais ao resto que encontramos no mundo, mas que seriam impregnados com meus sentimentos e pensamentos e, assim, poderiam prosperar.” Para Luiz, dois aspectos são cruciais para o sucesso: identificação clara da necessidade a que se quer atender com o seu trabalho e, especialmente, responder com dedicação ao chamado da vida. "A criação da Natura correspondeu a esse questionamento, procurar entender que projeto a vida tinha pra mim. Mais que pensamentos, mais que a ambição concreta, havia emoção envolvida: a paixão pela linguagem que eu acreditava que estava nascendo. Eu acredito que, sem paixão pelo que se faz, o lucro demora a vir ou nem vem".

Luiz Seabra recita poesias em reuniões e se respalda nos ensinamentos de grandes filósofos. E sabe que seu estilo peculiar de ver a vida e os negócios, às vezes pode não ser bem entendido. "Incluir poesia, ou filosofia no mundo empresarial não é fácil, porque a gente pode parecer muito louco, e durante muitos anos foi assim que eu fui visto. A partir do momento em que você começa a ter êxito e aquilo se expressa na empresa, em valores de mercado, a poesia começa a ficar um pouco mais respeitada. Mas, de toda forma, isso não nasceu após o êxito, não. Isso me acompanhou, porque cada um de nós tem que buscar sentido nesse entardecer, e a filosofia sempre foi meu meio de buscar a divindade na nossa existência".

O homem que acredita que o que faz é uma forma de alquimia aprendeu a praticar o silêncio e, desta forma, ouvir melhor o outro. E foi assim que, em 1969, Luiz abriu a primeira lojinha na Rua Oscar Freire, em São Paulo. Ali, descobriu que as pessoas não procuravam somente produtos de beleza. O que elas realmente queriam era melhorar a autoestima. Assim, Luiz acabou se tornando o primeiro consultor da Natura, antecipando o modelo de vendas que seria adotado cinco anos depois, e que até hoje é um dos pontos fortes da empresa.

De lá pra cá, a empresa cresceu, lançou um portfólio inovador de produtos (em aspectos como design, utilização de elementos brasileiros e reaproveitamento de embalagens) e ganhou reforços: Pedro Passos e Guilherme Leal, os outros dois sócios que compartilham com Luiz a presidência do Conselho de Administração da Natura. Sim, são três presidentes. "O simbolismo desta cogestão continua nos nutrindo. Mesmo porque ser presidente único, não apenas obedece a um modelo de sociedade que está se esgotando, como também é uma lição para nosso próprio ego. Aprendemos a importância da alteridade, e assim a vida fica mais leve". Ainda na linha de frente está Alessandro Carlucci, presidente da empresa desde 2005.

INTERNACIONALIZAÇÃO

A empresa continua fortalecendo valores, como desenvolvimento das relações humanas, e práticas de sustentabilidade e de responsabilidade social. Hoje, a Natura é um gigante com receita de sete bilhões de reais, e que ficou grande demais para as fronteiras do Brasil. Já possui operações em vários países da América do Sul e na França. Luiz comenta que o maior desafio da internacionalização é encontrar pessoas preparadas para abraçar o estilo da empresa. Mas, ao mesmo tempo, possui uma tranquilidade em relação a isso. "O que nos anima e o que particularmente nos entusiasma é o fato de que os valores que caracterizam a nossa cultura empresarial são absolutamente universais. Ainda nos primeiros momentos de nascimento da linguagem fundadora da Natura, ficou claro para mim que a verdade liberta e que deveríamos ter uma via de desenvolvimento comprometidos com o exercício da verdade. E é por isso que acreditamos que há um grande espaço no mundo pra nossa atividade, para o desenvolvimento da Natura", conclui.

A Natura está na França desde 2005. “Lá somos um negócio muito pequeno mas, desde o início, sentimos uma receptividade a respeito de nossa visão de mundo, da nossa abordagem, fundamentos e valores da Natura”, declara Luiz. Ainda assim, para ele, a maior dificuldade para se expandir fora do país é o elemento humano. De acordo com Luiz, o modelo de negócios da Natura implica em um payback de médio a longo prazo. Por isso, a estratégia é optar por países que facilitam a produção do sistema desenvolvido no Brasil, que é através da venda direta, da venda por relações. Nesse quesito, os países latinos ganham vantagem. “Na França, temos uma operação de venda direta, mas eles ficam deslumbrados que temos cerca de 3 mil colaboradoras. Entre Brasil e América Latina, já estamos próximos de um milhão e trezentas mil consultoras (dados de 2011). Então, o grande desafio é encontrar pessoas já envolvidas, com a competência, a linguagem e a cultura da Natura. E estamos pouco a pouco vencendo estes obstáculos”, enfatiza.

QUANDO A INTUIÇÃO FALA MAIS ALTO

Luiz lembra do seu encontro com um vidente, nos primeiros anos de Natura. "Ele olhou rapidamente minha mão, olhou bem no meio da minha testa e disse: ‘eu vejo um trator que vai caminhar muito lentamente no início, mas que vai semear o solo de modo a alimentar legiões, tanto material quanto espiritualmente. Nenhuma força conseguirá detê-lo, semear é o seu destino’. Eu me arrepio sempre que repito isso e naquela época, ouvir aquilo me fez um bem imenso. Eu continuo acreditando que essa força - na medida em que ela pretende semear um mundo melhor - nada vai conseguir deter, porque o mundo está precisando que todos nós nos esforcemos nesse sentido. Precisamos transformar o nosso mundo, o mundo da nossa família, da nossa comunidade, da nossa cidade, do nosso país, do nosso planeta. Na medida em que fizermos isso com competência, definitivamente nenhuma força vai conseguir nos deter".

O grande visionário que, com muito trabalho, crença no esforço coletivo e no poder de transformação humana, levou a Natura ao patamar em que se encontra hoje, acredita no poder da simplicidade e da lealdade aos valores. E deixa, como lição empresarial, um ensinamento de vida: "devemos, como pessoas e empreendedores, saber e lembrar que o planeta é a nossa casa e precisamos cuidar dela. De nada adianta ter todo o dinheiro do mundo e desrespeitar a vida que nos habita. Temos que ter apetite pela vida, e é essa paixão que também temos pelos cosméticos e pelas relações humanas, que são os fundamentos e o capital maior que a nossa empresa tem. Se a gente se deixa alimentar por esse apetite pela vida, ele sempre vai nos levar, com certeza, a grandes êxitos".

Luiz ainda ensina mais: "Confiem no tempo, não vejam nele um inimigo. Na medida em que a gente entende que o tempo é um presente, compreendemos que ele é a matéria-prima da nossa vida. Então, eu vejo no tempo um grande amigo e uma grande promessa, porque é no palco do tempo que a nossa vida acontece. Depende de nós fazer dela uma grande e bela aventura".

“Mesmo quando tudo parecia impossível, o que nós fizemos foi acreditar enormemente naquilo que a intuição nos dizia que tínhamos pela frente para alcançar”

CRENÇAS DA NATURA

“A vida é um encadeamento de relações”

“Nada no universo existe por si só, tudo é interdependente”

“Acreditamos que a percepção da importância das relações é o fundamento da grande revolução humana na valorização da paz, da solidariedade e da vida em todas as suas manifestações. A busca permanente do aperfeiçoamento é o que promove o desenvolvimento dos indivíduos, das organizações e da sociedade. O compromisso com a verdade é o caminho para a qualidade das relações”*

*Fonte: portal da Natura na internet.

Luiz Seabra é fundador da Natura e hoje compartilha a presidência do Conselho de Administração da empresa com Guilherme Leal e Pedro Passos: "Eu não escolhi meus sócios, a vida é que os mandou”. Luiz Seabra costuma dizer que “não tem negócio que se sustente sem paixão".
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FONTES DE PESQUISA

DADOS ECONÔMICOS

Quer saber mais sobre NATURA?

    • Ano de fundação:
      • 1969
    • Fundadores:
      • Luiz Seabra e Jean Pierre Berjeaout
    • Presidentes do Conselho de Administração:
      • Luiz Seabra, Guilherme Leal e Pedro Passos
    • Presidente:
      • Alessandro Carlucci
    • Número de lojas/plantas/fábricas:
      • Fábricas em Cajamar (SP) e Benevides (PA), oito centros de distribuição no Brasil, além de centros de Pesquisa e Tecnologia em São Paulo (SP), Manaus (AM) e Nova Iorque (EUA).
    • Quantidade de funcionários:
      • 7 mil colaboradores
    • Segmento/setor econômico em que atua:
      • Cosméticos e produtos de higiene e beleza
    • Principais produtos:
      • Cosméticos, fragrâncias e produtos de higiene pessoal
    • Slogan:
      • Bem estar bem
    • Website:

A internacionalização da NATURA

    • Exporta desde quando:
      • Década de 1980
    • Presença global:
      • América Latina (México, Colômbia, Chile, Argentina, Peru e Bolívia) com consultoras. Na França, em 2005, foi aberta a primeira loja da marca.

Apex-Brasil e NATURA

    • Projetos da Apex-Brasil dos quais já participou:
      • Projeto Setorial ABIHPEC 2010-2012, Projeto Setorial ABIHPEC 2012-2014