Você sabe o que é Storytelling?

O termo em inglês se refere a algo que é natural às pessoas, a um simples hábito que temos, desde os primórdios da Humanidade: contar histórias. Antes da escrita, sentar ao redor de uma fogueira para contar histórias era a maneira mais comum de passar conhecimento e trocar experiências entre gerações. Contar histórias vai além de descrever um fato. Histórias são nuances, sentimentos, momentos bons e ruins vividos, mas que foram fundamentais para se chegar ao resultado ou, melhor ainda, ao aprendizado final. Contar histórias é a maneira mais simples de aproximar pessoas, de passar ensinamentos e, principalmente, de transmitir valores.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), nestes anos de estrada na promoção de exportação, teve o privilégio de ter acesso a várias histórias, a várias pessoas que transformaram os sonhos em realidade e, mais que isso, mudaram as próprias vidas, as comunidades e a história do país! São pessoas que fizeram dos sonhos, negócios; que tornaram-se exportadoras e hoje cumprem um papel importante na construção da imagem do Brasil no mundo. Um país que não cansamos de repetir: é inovador, é de vanguarda e sabe fazer diferente.

O Projeto de Storytelling é a nova ferramenta que a Apex-Brasil utiliza para divulgação dos resultados dos projetos e ações que realiza. Mais que isso, pelo Projeto de Storytelling, será possível conhecer as pessoas que estão por trás das histórias das empresas exportadoras brasileiras, além de gerenciar e transmitir esse conhecimento para o Brasil e para o mundo. O objetivo é posicionar o Brasil (por meio das ações realizadas para promoção das exportações) como país que realiza, que tem qualidade, que consegue resultados positivos, e que é disseminador de tendências e transformador de realidades - econômica, cultural e social.

A criação do blog “O Brasil que Vai Além” tem a intenção de criar um arquivo de histórias das empresas exportadoras que fazem parte do escopo de trabalho da Apex-Brasil e que, de alguma forma, tiveram o processo de internacionalização auxiliado pelas ações da Agência.

A história da Apex-Brasil é a história de todos. A história das empresas apoiadas pela Apex-Brasil é a história de um país que se supera a cada dia, por meio de trajetórias individuais. Esse é o legado que o blog “O Brasil que Vai Além” quer mostrar: o verdadeiro Brasil, vivido e contado por quem está fazendo o Brasil ser verdade.

E aí? Vamos ler e contar histórias?